Hóquei Clube de Penafiel empata com ACD Gulpilhares
Data da publicação: 24 de março de 2025 Categoria: gulpilhares-hoquei.pAliás, por essa razão, está previsto no próximo mês de janeiro a apresentação de uma estratégia para fazer com Portugal se aproxime, até 2030, da média europeia em termos de aposta no desporto feminino. Iremos proporcionar aos Clubes, equipas, atletas e familiares, momentos agradáveis de convívio, num ambiente aprazível e com possibilidade de acesso permanente ao complexo de piscinas do Clube. Nesta prova o Candelária Sport Clube eliminou as equipas do Clube Desportivo de São Roque e do Clube Desportivo Santa Clara, tendo sido afastado pelo Vasco da Gama Atlético Clube, da II Divisão, por um escasso 0-1. Em seniores o Candelária Sport Clube reconquistou o Campeonato de Ilha e no Campeonato Açoriano – disputado por cinco equipas – apurou-se para a fase final classificando-se em 3.º lugar.
Benfica conquista a Elite Cup 2025
O Candelária Sport Clube dedica-se exclusivamente à modalidade de Estrategias para aspirar al jackpot de los dioses hóquei em patins, contando com cerca de uma centena de patinadores nas escolas de patinagem nos escalões federados – infantis, iniciados, juvenis, juniores e seniores – abrangendo como área de recrutamento de patinadores as freguesias da Candelária, Criação Velha e Madalena. A 3.ª edição do Torneio das Vindimas, realizada em Setembro de 2004, contou com a presença das equipas principais do Centro Desportivo Nortecoope, da I Divisão, e do Clube Desportivo Santa Clara, da II Divisão. Em Setembro de 2003, o Pavilhão da Escola Cardeal Costa Nunes recebeu a 2.ª edição do Torneio das Vindimas, com a presença das equipas principais do Clube Infante de Sagres, da I Divisão, e do Sporting Clube de Portugal, da II Divisão. Ana Fernandes, a jovem jogadora brigantina de hóquei em patins, sagrou-se tricampeã nacional Sub-19 pela Associação Cultural e Desportiva de Gulpilhares.
Capas da Região com José Orlando Rocha
No Hóquei 2001 participaram como convidadas as equipas do Hóquei Clube da Mealhada e do Hóquei Clube das Caldas. Na segunda metade, a formação penafidelense, a perder, foi atrás do resultado e empatou por André Carvalho. O Hóquei Clube de Penafiel empatou, este domingo, com ACD Gulpilhares, no rinque do ACD Gulpilhares, a dois golos, em jogo a contar para a oitava jornada, do Campeonato Nacional, da 3.ª Divisão de Hóquei em Patins. O orçamento (cerca de 250 mil euros), que desceu em relação à época transacta, também é para ser cumprido. “Sem organização não existem regras, sem regras não há disciplina e sem disciplina não há bons resultados nem sucesso.
- “Sem organização não existem regras, sem regras não há disciplina e sem disciplina não há bons resultados nem sucesso.
- Estes campeonatos têm o objetivo fomentar, divulgar e promover o Hóquei em Patins Feminino.
- Em Setembro de 2002 realizou-se a 1.ª edição do Torneio das Vindimas, contando com a presença das equipas principais da Associação de Cultura e Recreio de Gulpilhares, da I Divisão, e do Grupo Desportivo de Sesimbra, da I Divisão.
- Em 1986, dois patinadores da Candelária integram, pela primeira vez, a selecção de juvenis dos Açores que disputou o Inter-Associações de Paço d’Arcos.
Equipas Convidadas
Em 1999, o 3.º Torneio de Hóquei em Patins da Candelária, em seniores, integrou duas equipas do Candelária Sport Clube e outras tantas convidas, concretamente o Futebol Clube da Madalena e o Hóquei Clube das Caldas. Por essa altura, o Agrupamento 808 do Corpo Nacional de Escutas iniciou a prática da patinagem e em 24 de Janeiro de 1990 foi fundado o Candelária Sport Clube, transferindo-se a patinagem dos escuteiros para o novo clube, que integrou também alguns dos jogadores que haviam representado o Boavista de São Mateus. Em 1986, dois patinadores da Candelária integram, pela primeira vez, a selecção de juvenis dos Açores que disputou o Inter-Associações de Paço d’Arcos. O II Torneio Internacional do CD São Roque, que decorreu no arquipélago da Madeira, em meados de abril, nos vários escalões de formação de Hóquei em Patins, teve como objetivo a dinamização da modalidade na região.
Com esta vitória, o hóquei de Penafiel consolidou a terceira posição na tabela com 41 pontos. Tem dois de atraso para o GDC Fânzeres, segundo classificado, e seis para o líder Escola Livre de Azeméis. Os golos da formação penafidelense foram marcados por André Barbosa, André Carvalho e um hat-trick de José Cabral. O Hóquei Clube de Penafiel venceu, este domingo, o ACD Gulpilhares por 5-4 em jogo a contar para a 21.ª jornada do Campeonato Nacional da 3.ª Divisão de Hóquei em Patins. Durante a manhã, também as atletas da Patinagem Artística abrilhantaram o encontro com uma atuação que foi bastante aplaudida pela bancada que estava praticamente lotada.
Ao fim de 19 épocas no principal escalão nacional, o Gulpilhares ocupa a última posição da tabela classificativa, lugar que relega a equipa para a descida, a primeira na sua trajetória desportiva. A direção está ciente das dificuldades, como explica o vice-presidente Alfredo Gonçalves. A 4.ª edição do Torneio, designada de Hóquei 2000, foi a primeira a ser inteiramente disputada no Pavilhão da Escola Cardeal Costa Nunes tendo integrado no quadro competitivo, para além de duas equipas do Candelária Sport Clube, as equipas do Sporting Clube de Portugal e da Juventude Ouriense. Amílcar Quaresma, o Pico leva a Santa Maria a sua primeira selecção de hóquei em patins, no escalão de iniciados, para participar no Campeonato Açoriano. Foi a terceira vez consecutiva que Ana Fernandes foi campeã nacional Sub-19 ao serviço do Gulpilhares. Aos 17 anos, a jogadora brigantina já conquistou o Campeonato Europeu de Sub-17, já foi bicampeã do Torneio Inter-regiões pela Associação de Patinagem do Porto e foi vice-campeã do mundo pela equipa sénior da Seleção Nacional.
Odivelas recebe as Supertaças de Hóquei em Patins
São Roque, no Torneio A.C.R Gulpilhares que decorreu em Gaia nos dias 5 e 6 de julho, a equipa de Juvenis terminou em 2ºlugar com uma derrota com o Gulpilhares por 6-1 e uma vitória frente ao Carvalhos por 7-5. Proporcionar a prática da modalidade a jogadores de ambos os sexos, promover o convívio entre jogadores, pais, familiares e amigos, e fomentar o gosto pela modalidade, de forma a possibilitar a sua expansão no contexto local, regional e nacional. O técnico do Gulpilhares também olhou mais para o jogo das ‘meias’, antes de pensar em uma eventual final. Na época de estreia no Campeonato Nacional da II Divisão, o Clube venceu a Zona D e na fase final classificou-se em quarto lugar, tendo ainda atingido os oitavos-de-final da Taça de Portugal.
Catalunha recebe jogo grande do dia
Em Setembro de 2002 realizou-se a 1.ª edição do Torneio das Vindimas, contando com a presença das equipas principais da Associação de Cultura e Recreio de Gulpilhares, da I Divisão, e do Grupo Desportivo de Sesimbra, da I Divisão. Ana Fernandes mostra-se feliz por vencer mais um campeonato nacional pela equipa Sub-19 do Gulpilhares. “Continua a ser uma sensação muito boa e este ano ainda foi melhor, porque fizemos uma coisa que nunca tinha sido feita, conquistámos o tricampeonato e estamos a fazer história treino de hóquei em gulpilhares na modalidade. Foi um feito gratificante para todas nós, não só para mim, mas para toda a equipa”, sublinha.
ACD Gulpilhares vence Campeonato Nacional Feminino de Sub-15
"Clube exemplar em termos de formação", foi desta forma que o Secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Correia, se referiu ao clube de hóquei ACD Gulpilhares durante a visita que decorreu esta manhã. O treinador do Gulpilhares, Ricardo Sá, afirmou que a equipa chega a esta fase motivada e confiante, tendo mantido a sua rotina habitual de preparação. A jogar em casa, o treinador Miguel Resende sublinha que “apenas a vitória passa pela cabeça” do Escola Livre nas ‘meias’ do WSE Cup feminino. Quatro minutos depois da formação penafidelense ter feito o empate, Nuno Ferreira, através da conversão de uma grande penalidade, marca para a formação da casa, colocando o Gulpilhares novamente em vantagem. No escalão SUB-11 a vitória coube ao Hóquei Clube da Lourinhã e no escalão SUB -17 a vitória ficou em casa, com a equipa “A” do São Roque a vencer o Azzurra H. Novara (Itália) por um disputadíssimo 5-3.
“Temos ventos de mudança neste clube e não estou preocupado quanto ao futuro, pois o projecto da equipa sénior é bastante forte. Todos vamos trabalhar com bastante ambição para termos sucesso”, considerou José Pedro Martins, que assumirá, igualmente, as funções de coordenador técnico da equipa de Vila Nova de Gaia, cujo grande objectivo desportivo passa pela manutenção na I Divisão. Realizou-se este fim de semana, no Pavilhão de Vila Praia de Ancora, o Campeonato Nacional Feminino de Sub-15, com a ACD Gulpilhares a conquistar o título depois de vencer, na fase final, a AA Coimbra, por 8-1.
Estes campeonatos têm o objetivo fomentar, divulgar e promover o Hóquei em Patins Feminino. Entretanto, disputam-se hoje três partidas dos 16 avos-de-final da Taça de Portugal. O Benfica visita o Castrense (3.ª divisão), o FC Porto recebe o HC Braga e a Oliveirense vai a Alenquer (2.ª Divisão). José Guilherme Aguiar, vereador do Desporto da câmara de Gaia, também relembrou que a atividade desportiva "é uma escola de vida" que prepara os homens e as mulheres de amanhã. O evento serviu não só para o Secretário de Estado conhecer a realidade de um clube que, atualmente, conta com 60 atletas na Patinagem Artística e 120 no Hóquei em Patins, mas também para homenagear os campeões nacionais de sub 23 e as campeãs nacionais de sub 15. Apesar da importância histórica deste evento, Miguel Resende reforçou que a ambição e dedicação da equipa são uma constante, independentemente da competição.